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Quando uma empresa abre as portas, muita coisa já aconteceu “nos bastidores”. Quem tem um negócio ou está prestes a abrir o seu sabe bem: deixar tudo pronto dá uma trabalheira danada. E o deixar tudo pronto, nesse caso, inclui os preparativos para o lançamento, etapa crucial para quem passa a oferecer um produto ou serviço.

Não adianta deixar tudo lindo e esquecer que a mágica só acontece se você tiver clientes. Essa atração precisa acontecer antes mesmo da inauguração. Ou seja: enquanto está preparando tudo, você já pode adotar estratégias e dar os primeiros passos para estabelecer um relacionamento com seu (futuro) público.

Nesse caso, mesmo sendo uma loja física, é essencial ter canais digitais, como explica o gerente de relacionamento com o cliente do Sebrae, Enio Pinto. O ideal é começar a divulgar a marca e criar expectativa antes do lançamento, tudo com profissionalismo.

“Todo negócio tem que ter presença digital, tem que nascer digital. E não dá pra ter presença digital amadora, como no passado”, destaca.

Coordenador de iniciativas digitais do Sebrae, Ivan Tonet também faz o alerta. Segundo ele, muitos empreendedores esquecem de incluir a comunicação no planejamento e, na hora da divulgação, falta orçamento.

“As empresas investem muito na estrutura e depois ficam com pouco capital para divulgação e estratégia”, reforça, lembrando ainda que é preciso pensar além - no pré-lançamento, no lançamento e, com tudo funcionando, dar continuidade na divulgação.

Além de pensar no digital, há muitos outros pontos que não podem ficar de fora ao se lançar no mercado. Com ajuda de Tonet, preparamos algumas dicas para quem está nesse processo e não quer derrapar logo na largada. Confira:

Esquenta para a abertura

Não deixe para criar os perfis nas redes sociais em cima da hora. Enquanto prepara o ambiente, contrata pessoas, organiza a estrutura, inicie o “esquenta” nas redes. Marque presença, comece a aplicar a identidade visual e ofereça conteúdo para atrair seguidores.

Mescla de conteúdos

Você não precisa postar só contagem regressiva ou cards com frases como “vem aí”, “prepare-se”, “estamos chegando”. Mescle os conteúdos para atrair interesse. Produza conteúdos de interesse o público-alvo e intercale com ofertas, serviços e promoções.

Captação de leads

Tenha uma estratégia para captar leads, que nada mais é do que obter informações de contato das pessoas interessadas em seu negócio. Para isso, crie “gatilhos” em seus conteúdos. Se seu negócio oferece massagens, por exemplo, ofereça cupons de desconto ou até uma sessão grátis para quem fizer o cadastro.

Lembretes

Nas redes sociais, trate de lembrar o público sobre a data de lançamento e o instigue a querer conhecer seu negócio. No físico, deixe isso claro também. Sinalize sobre a abertura “em breve”, “amanhã”, e vá criando essa expectativa.

Experiências

Atraia o público com alguma experiência que faça sentido para ele - e isso vale não apenas para a inauguração. Se for uma hamburgueria, por exemplo, que tal algo que motive a família toda a comparecer? Vincular o evento a uma experiência pode ajudar, inclusive, a viralizar o negócio.

Uso de influenciadores

A utilização de influenciadores é uma ótima estratégia de divulgação. Eles vão ajudar a aumentar o alcance da marca e a trazer confiança. Só não esqueça de escolher o influenciador com critério, afinal, ele vai conectar sua marca com o cliente.


Fonte: www.g1.globo.com