• Ace
    Blog do Empreendedor

Se você está pensando em abrir seu próprio negócio em 2025, o setor de franquias traz oportunidades em diferentes segmentos. Confira a seguir as principais áreas para considerar e investir.

1) Entretenimento e lazer

Setor está entre os que mais expandiram. Com crescimento superior a 15% em 2024, o setor de entretenimento e lazer continua a prosperar, impulsionado pela retomada do turismo e das atividades recreativas no pós-pandemia.

2) Alimentação

Food service em alta. O setor de alimentação teve um crescimento de 14% em 2024 e segue firme como opção de investimento no próximo ano. O retorno ao trabalho presencial e a popularização do delivery, que foi impulsionado durante a pandemia, são fatores que fortalecem o setor de food service.

3) Limpeza e conservação

Lava roupa todo dia... O setor cresceu 13% em 2024 e vem sendo impulsionado, principalmente, pela expansão dos serviços de lavanderia, seja tradicional, self-service ou industrial. "O aumento de apartamentos compactos e a busca por praticidade estão impulsionando o ramo de lavanderias.

4) Saúde, beleza e bem-estar

Serviços odontológicos e de beleza. O cuidado pessoal continua em alta, com clínicas estéticas mais sofisticadas e acessíveis, além de serviços express (unhas, sobrancelhas e escovas). O mercado masculino também vem crescendo, com mais opções de cuidados voltados para homens. Na área de saúde, destaque para os serviços odontológicos, desde os mais populares aos mais sofisticados.

5) Hotelaria e turismo

Desvalorização do real beneficia turismo local. Impulsionado pelo pós-pandemia, o setor de hotelaria e turismo vem ampliando a sua atuação. Com a alta do dólar, novos destinos estão surgindo no país para atender à demanda de pessoas interessadas em viajar. O interior de São Paulo é um exemplo. Até pouco tempo atrás, não se falava em explorar novos lugares no interior.

6) Educação e tecnologia

Cursos com foco em tecnologia. A busca por soluções digitais está aquecendo o mercado educacional. Cursos para crianças e adultos focados em digitalização, uso de IA e tecnologias inovadoras estão em alta. Além disso, escolas tradicionais estão incorporando tecnologia para oferecer ensino mais moderno e eficiente.


Fonte: economia.uol.com.br