Com a Internet na palma da mão e as mudanças na forma como compramos, as redes sociais se tornaram uma espécie de porta de entrada para conquistar o público-alvo logo nos primeiros contatos.
A importância das redes sociais para empresas pode ser percebida mais facilmente ao analisar quais resultados elas ajudam a trazer. Veja como elas podem ser integradas à estratégia da marca!
Tráfego para o site
O site é uma das principais ferramentas de vendas das empresas, reunindo diversas informações institucionais sobre o negócio e funcionando, basicamente, como o endereço da sua empresa no digital. No entanto, para que um site gere resultados e bons negócios, é essencial que o site atraia um bom tráfego dos usuários.
No ambiente online, as redes sociais podem ser uma porta de entrada para o site da empresa e contribuir nas estratégias de conteúdo em um funil de Marketing. É o caso de inserir links em seus posts e perfis, gerando leads a partir deles.
Ao utilizar o compartilhamento de publicações e informações de seu site nas redes sociais, é mais fácil atrair usuários! Com mais pessoas visitando e interagindo com o conteúdo neste canal, todo esse tráfego poderá ser convertido em mais vendas.
Além disso, um volume de tráfego maior gera relevância e potencializa o seu posicionamento orgânico nos buscadores como o Google.
Mais oportunidade de impacto
As redes sociais nos trazem diversas oportunidades de apresentar uma marca, produto ou serviço para o cliente. Cada uma das redes sociais é focada em determinados formatos.
São várias opções com vídeo, posts escritos, imagens, cliques rápidos e outras formas de impactar e chamar a atenção de sua audiência para a sua marca e o que ela pode fazer pelos clientes.
Apesar de a escolha da melhor opção estar ligada ao seu público-alvo, cada post é uma oportunidade de interação com o público.
Construção de autoridade
Publicar conteúdo de qualidade nas redes sociais é um meio eficiente de se posicionar como autoridade. Com a ajuda de conteúdos educativos e de valor, a empresa pode demonstrar que entende do assunto.
O aumento da autoridade nas redes sociais fará com que a marca seja sempre lembrada quando os clientes se encontrarem em uma situação na empresa possa ajudar.
Divulgação
As mídias são uma ótima maneira de divulgar os conteúdos. A divulgação da marca por esses meios costuma ser mais simples e barata que nas mídias tradicionais.
Ao mesmo tempo, há como gerar mais alcance e até direcionamento para um público específico. Em diversas redes é possível segmentar anúncios com base em diversos critérios, considerando idade, gênero, localização e até os interesses das pessoas.
Mensuração
Uma grande vantagem das estratégias em redes sociais é o poder de mensuração de campanhas e análise de retorno sobre o investimento (ROI). Afinal, o mais comum é que esses serviços tenham seus próprios painéis de análise.
Ainda, o Google Analytics pode oferecer uma ajuda adicional na geração de insights sobre a origem da audiência, quantidade de leads e conversões.
Com tal controle, você pode identificar aquilo que realmente funciona e quais campanhas não geram o retorno esperado. Assim, fica mais fácil direcionar esforços e recursos ao compreender como o público pensa ou que espera da marca.
Produção de conteúdo para redes sociais
Conteúdo para o Facebook
Para se destacar no Facebook, é essencial criar conteúdo relevante e envolvente, capaz de chamar a atenção do público. Para isso, você pode utilizar imagens, vídeos, infográficos e textos voltados para a interação.
Também é possível utilizar técnicas de storytelling para criar conexões emocionais com o público. Afinal, contar boas histórias é uma forma de despertar emoções e aproximar as pessoas.
Conteúdo para o Instagram
Já no Instagram, o ideal é compartilhar fotos e vídeos de alta qualidade que reflitam a identidade da marca. Além disso, uma dica importante é explorar os principais recursos, como stories, enquetes, reels e mais.
Dessa forma, você aumenta a descoberta de conteúdo e eleva a possibilidade de aparecer na aba “Explorar”, alcançando um público ainda maior.
Conteúdo para o X (antigo Twitter)
Criado como uma rede de microblogs, o X/Twitter tem uma linguagem própria e costuma ser o “berço” da viralização dos principais memes da internet. Com as mudanças na plataforma, a rede social também passou a investir no formato de vídeos curtos, como o Instagram e o TikTok.
Nessa rede, vale a pena criar conteúdos que incentivem a interação e o compartilhamento e usar mídias visuais, como imagens e GIFs, para aumentar o engajamento.
Ainda, é interessante participar de conversas relevantes por meio de retweets e respostas para o público.
Conteúdo para o LinkedIn
Como o foco da rede é profissional, o LinkedIn pode ser usado tanto por pessoas quanto por empresas.
Enquanto os profissionais divulgam sua trajetória, suas conquistas e aprendizados, as empresas podem divulgar posicionamentos, oportunidades de negócio, vagas, eventos e conteúdos relevantes para a indústria.
Para a marca, especificamente, é importante ter iniciativas de Marketing tanto do ponto de vista da empresa quanto para os stakeholders, como sócios e fundadores. A ideia é utilizar a rede para construir e fortalecer a imagem da marca.
Em termos de conteúdo, o LinkedIn é um ótimo espaço para produzir conteúdo longo, com insights relevantes e que reforcem autoridade.
Ainda, existe a chance de participar de grupos e fóruns para construir relacionamentos, fortalecer o networking e demonstrar expertise na área de atuação.
Conteúdo para o YouTube
Com o foco no audiovisual do YouTube, há diversas oportunidades de conteúdos. É possível criar vídeos educacionais, tutoriais, vlog e entrevistas relacionadas ao setor de atuação.
Além de cuidar da qualidade do som e do áudio, é essencial otimizar os títulos, descrições e tags do vídeo para melhorar a descoberta por parte do público.
A plataforma também tem investido nos vídeos curtos, nos chamados YouTube Shorts. Eles trazem a oportunidade de trabalhar com cortes e pílulas de conteúdo, aumentando o alcance do canal.
Conteúdo para o TikTok
O TikTok é, sem dúvidas, o grande responsável por impulsionar o consumo de vídeos curtos. O funcionamento do algoritmo dessa rede também permite a criação de “nichos” de conteúdo — como o BookTok para livros, o FoodTok para comidas e o TravelTok para viagens, por exemplo.
Ao produzir conteúdo para a rede, é essencial ser autêntico e original, ao mesmo tempo que utilizar tendências e desafios populares ajuda a aumentar a popularidade.
Outra possibilidade para considerar é o uso do Marketing de Influência, aproveitando o alcance e a consolidação de criadores da plataforma.
Conteúdo para o Kwai
Assim como o TikTok, o Kwai tem uma abordagem voltada para vídeos curtos e criativos, inclusive para humanizar a marca. É interessante pensar em vídeos que mostrem os bastidores da empresa, tutoriais de produtos, desafios e colaborações com influenciadores.
Também como ocorre na outra rede de vídeos curtos, a participação de desafios e das chamadas trends é essencial para aumentar o alcance e a visibilidade do perfil.
Conteúdo para o WhatsApp e Telegram
Embora o WhatsApp e o Telegram sejam comunicadores instantâneos, eles também podem integrar a estratégia de Marketing nas redes sociais. Nesse caso, porém, a abordagem deve ser mais direta e a comunicação deve ocorrer após obter a permissão.
Nesses canais, diversos formatos podem ser utilizados, como atualizações exclusivas, promoções e até divulgação de conteúdo por listas ou canais de transmissão.
Além do propósito relacionado à divulgação, essas redes devem servir como canais de suporte ao cliente. Dessa forma, é mais fácil responder perguntas e fornecer assistência personalizada.
Conteúdo para o Pinterest
A criação de conteúdo no Pinterest se baseia em montar painéis temáticos com imagens inspiradoras relacionadas aos produtos e à marca. Isso requer se preocupar tanto com a identidade visual quanto com o alinhamento de valores, por exemplo.
Para maximizar o uso da rede, é essencial utilizar pins — como são chamadas as postagens — ricos com descrições detalhadas e links que direcionem o tráfego para o site ou landing page.
Anúncios nas redes sociais
Praticamente todas as redes sociais também funcionam como plataformas de Mídia Paga. Além de criar o conteúdo orgânico, é possível montar campanhas pagas e impulsionadas.
Essa possibilidade envolve desde patrocinar publicações específicas do perfil da marca até a colaboração com influenciadores do nicho de interesse.
Fonte: www.organicadigital.com