A última Coleção de Tendências de Cores Automotivas, divulgada nesta semana pelo Relatório de Cores 2023 da BASF, indicou que a tradicional paleta de cores automotivas passa por uma transformação.
Segundo o documento, cores acromáticas, que sempre foram a base da cor dos carros, mudaram. Embora a cor mais popular entre veículos leves ainda seja a branca, houve redução significativa em sua participação por conta do aumento da popularidade da cor preta no ano passado.
As escolhas dos consumidores variam de acordo com o país. Em alguns locais, a preferência por tons claros, em vez de mais escuros, aumentou. Em outros, a mudança é inversa, para tons escurecidos.
A América do Sul, historicamente região conservadora em relação às cores, teve grande parcela de cores acromáticas em 2023: 86% dos veículos novos são brancos, pretos, pratas ou cinzas - sendo essa última a maior proporção em todas as regiões.
A proporção de prata também é maior na América do Sul.
Enquanto isso, cores cromáticas permaneceram estáveis. A participação total no mercado sul-americano, incluindo tons de azul, vermelho, marrom e bege, por exemplo, permaneceu inalterada.
Cor de carro na Europa
Na Europa, as cores acromáticas (branca, preta, cinza e prata) ganharam dois pontos percentuais, assim como no Oriente Médio e na África. Nessas três regiões, os consumidores mudaram das cores claras, branca e prata, para as cores mais escuras, como preta e cinza.
No Velho Continente, aliás, houve gostos específicos em cada país. A Alemanha adora o azul (11%), enquanto Espanha e Reino Unido preferem as cores vermelha e laranja (9%).
A França vai de verde (6%) e a Itália demonstra seu gosto por todas as cores, pois sua participação em cores cromáticas é a maior entre todos os cinco países: 30%. É o país da moda, né?
E nos EUA?
Assim como na Europa, Oriente Médio e África, as cores acromáticas na América do Norte ganharam dois pontos percentuais em 2023. Os consumidores seguiram em uma direção mais clara depois que as montadoras descontinuaram vários tons de cinza, frequentemente substituídas por tons de prata.
Mesmo assim, a região da América do Norte também teve maior participação de carros vermelhos em comparação com outras regiões, embora ainda sem ser capaz de superar o azul, que lidera a participação no mercado de cores cromáticas nos Estados Unidos, Canadá e México.
Na Ásia e em alguns países da região Pacífica, a participação das cores cromáticas cresceu na comparação com 2022 - as naturais aumentaram, especialmente o verde. As claras se tornaram mais populares, principalmente a cinza claro e a prata.
Parte do motivo se explica pela grande variação de tipos de veículo, já que cores diferentes podem ser vistas em carros elétricos, especialmente com a influência de verde e roxo.
O Relatório de Cores da BASF para o setor automotivo é uma análise de dados da divisão de Tintas Automotivas da empresa, baseada na produção automotiva global e na aplicação em 2023.
Fonte: www.webmotors.com.br