• Ace
    Blog do Empreendedor

Para quem escolheu mudar o rumo das suas finanças e destinar seu dinheiro para investimentos mais inteligentes, a Poupança vem deixando de ser a protagonista do mercado financeiro.

Muitas pessoas optam, cada dia mais, por investir em modalidades mais rentáveis e com a mesma garantia de segurança da caderneta. E, nesse quesito, o CDB é um dos primeiros colocados da lista.

Na prática, é como se você emprestasse o seu dinheiro para o banco e, em troca, ele lhe pagasse juros ao final do período combinado. E esse é um investimento seguro, garantido pelo FGC (Fundo Garantidor de Créditos), mesmo órgão que garante as aplicações na Poupança.

Investimento em CDB: o que é como funciona?

Como falamos, CDB é um título privado de Renda Fixa. Você sabe o que isso significa? Um título de Renda Fixa, seja ele privado ou público, pode ser entendido da seguinte maneira:

Uma instituição (A) emite títulos que representam “pequenos” empréstimos.
Investidores (B), como você, compram esses títulos como uma promessa de pagamento no futuro.
Então, a instituição emissora usa o dinheiro para suas atividades e, no vencimento do título, devolve o valor emprestado somado a uma taxa combinada na compra.

Sim, os investimentos de Renda Fixa são como empréstimos ao contrário. Em vez de você pegar um empréstimo com o banco, é o banco que pega um empréstimo com você.

Essa dinâmica funciona para a grande maioria de títulos de Renda Fixa. O que varia entre os diversos investimentos disponíveis no mercado são as instituições que emitem esses títulos e a forma que são acordados o pagamento e a taxa de juros.

Qual é a rentabilidade de um CDB?

A rentabilidade de um CDB é definida por uma porcentagem da taxa DI – ou “taxa do CDI” –, que representa o valor cobrado em juros quando os bancos emprestam dinheiro entre si.

Essa taxa serve como guia de referência de rentabilidade para os investimentos de Renda Fixa. Isso significa que, quando você ouvir que algo rende 100% do CDI, 120% do CDI e assim por diante, representa qual o retorno da aplicação em relação à taxa DI em vigor, que tende a acompanhar a Selic de perto.

Veja mais detalhes sobre o retorno de um CDI nos próximos tópicos. Mas, antes, confira abaixo uma simulação de diferentes rentabilidades em relação ao CDI de um investimento feito nos últimos anos.

Investir em CDB é seguro?

Muitas pessoas dizem que preferem a Poupança por questões de segurança. O que muita gente não sabe é que há investimentos de Renda Fixa que possuem a mesma garantia de segurança da caderneta.

Qual é o prazo de um CDB?

Assim como os diversos tipos de CDB, os prazos variam de emissor para emissor e de título para título.

O prazo de carência do CDB é exatamente a junção entre o vencimento do seu título com a sua liquidez. De forma mais simples: representa o prazo que seu dinheiro deve permanecer com o banco.

Mas como dissemos anteriormente, você consegue encontrar CDB com prazos de acordo com seu objetivo: desde com liquidez diária, para conseguir retirar o seu dinheiro quando bem entender, até com anos de carência, para garantir um futuro tranquilo.

É comum que quanto mais tempo seu dinheiro fique emprestado com o banco, maior será a rentabilidade. Lembre-se sempre dessa lógica e tenha atenção ao prazo de carência exigido quando for planejar seus investimentos.


Fonte: www.blog.toroinvestimentos.com.br