Existem momentos na vida em que a única solução que poderia acabar com grande parte dos nossos problemas é exatamente aquela que está em falta: dinheiro. Esse é o elemento fundamental que mantém o funcionamento de qualquer empresa, é ele que paga os funcionários, os impostos e o aluguel, que faz a compra das matérias-primas, que garante o investimento em marketing, entre tantos outros.
Mas e quando falta dinheiro? Quando nem os descontos ou as promoções aumentam o número de visitas e, consequentemente, de vendas? E quando as contas continuam chegando, e o fluxo de caixa já está no vermelho há dias?
É uma situação desesperadora para qualquer empreendedor. Mas não é por isso que você será obrigado a fechar as portas do seu negócio e encerrar o sonho da própria empresa. Existem muitas opções de empréstimos para empresas que podem ajudar a manter a saúde financeira enquanto durar a crise.
O que é e como funciona o empréstimo para empresas?
Uma pesquisa do Sebrae em conjunto com a FGV mostrou que, durante o primeiro semestre de 2021, cerca de 47% dos empreendedores afirmaram estar passando por dificuldades para manter os negócios ativos. Para sobreviver à crise e evitar ou reduzir o endividamento, 55% deles tentaram buscar crédito no mercado, porém 27% não conseguiram.
Os bancos, as cooperativas e demais empresas do setor financeiro podem negar a solicitação de crédito por diversos motivos, e um deles é o atraso no pagamento das parcelas de um empréstimo anterior. Você pode ler mais sobre esse assunto em outros posts que já estão em nosso blog, como esse sobre empresas endividadas e esse, sobre renegociação de dívidas.
Voltando ao tema principal, quando a situação financeira de uma empresa está em queda, com diversas inadimplências no histórico e um grande risco de paralisação por falta de verba, muitas vezes a busca por crédito é a única opção.
O empréstimo empresarial funciona como uma injeção rápida de dinheiro, suficiente para quitar algumas dívidas, investir em uma solução que traga retornos rápidos ou na criação de estratégias que aumentem as vendas e o faturamento.
Nesse caso, a concessão de crédito é feita através do contato do empresário com as empresas do setor financeiro. É importante que quem busca o empréstimo tenha um plano de negócios sólido contendo todas as informações relevantes sobre a situação atual do negócio e a forma com que espera pagar as parcelas.
Se você, assim como milhares de brasileiros, está pensando em solicitar um empréstimo empresarial para retomar o equilíbrio financeiro do seu negócio, é preciso considerar que:
Cada empresa financeira trabalha de um jeito e oferece serviços diferentes. Estude cada um deles para entender qual opção poderá solucionar seus problemas.
As soluções financeiras também têm particularidades e condições de pagamentos próprias. Entenda as diferenças de juros e parcelamento antes de fechar um contrato para não acabar se comprometendo com uma dívida maior do que sua capacidade de pagamento.
Opções de empréstimos para empresas
Como dissemos ao longo do texto, hoje em dia existem várias opções de empréstimos para empresas disponíveis no mercado, principalmente se você é dono de uma micro ou pequena empresa. Algumas soluções são específicas para cada necessidade, os juros são baixos, as parcelas são longas e você não corre o risco de aumentar sua dívida no lugar de devolver a saúde financeira para a empresa.
Entre as diversas soluções financeiras do mercado, existem:
Empréstimo para capital de giro
Esse tipo de empréstimo vai garantir que sua empresa consiga funcionar apesar das dificuldades que ela esteja enfrentando. O crédito vai garantir que produtos ou matérias-primas possam ser comprados, assim como que as demais despesas sejam supridas. As vantagens desse tipo de empréstimo é que quase sempre os juros são fixos e o valor pode ser quitado em poucos meses.
Microcrédito
Como o próprio nome diz, os microcréditos são empréstimos de valores baixos direcionados exclusivamente para ajudar micro ou pequenos negócios. O intuito dessas soluções financeiras é dar o suporte financeiro necessário para que essas empresas possam se expandir e se desenvolver. O processo de solicitação e concessão de crédito é rápido e pouco burocrático.
Antecipação de recebíveis
Nesse tipo de empréstimo empresarial, é concedido ao empresário apenas o dinheiro que ainda está para cair na conta, adiantando um valor que estará no fluxo de caixa em alguns dias. Ou seja, é um empréstimo de valor limitado e que será totalmente quitado num futuro próximo. Mas vale lembrar que, para conseguir pedir esse adiantamento de valores, é preciso ter uma gestão financeira muito controlada e detalhada para saber o valor real do que vai cair e conseguir quitar o crédito.
Crédito para diversas finalidades
Os três primeiros empréstimos listados acima são destinados a ações estratégicas, mas nós sabemos que nem sempre a saúde financeira da empresa pode ser equilibrada com um valor baixo e poucas prestações. Alguns casos são mais complicados e exigem uma injeção maior de dinheiro para quitar inadimplências, efetuar pagamentos e garantir o funcionamento das operações durante alguns meses. Nesse caso, existem aqueles empréstimos para empresas sem uma finalidade específica, que podem ser usados tanto para investimentos quanto para pagamento de funcionários, compra de estoque, quitação de dívidas, etc.
Fonte: www.sebraeseunegocio.com.br