Black Friday, Natal e férias de final de ano exigem das empresas agilidade e estratégia na contratação de temporários. Esse esforço envolve a seleção de profissionais capacitados, alinhados à proposta do negócio, cultura organizacional e dispostos a enfrentar os desafios e o cumprimento de metas efetivas.
Dicas para a contratação de temporários em períodos sazonais
1. Tenha um planejamento estratégico
Para acompanhar o mercado e garantir bons resultados, a primeira dica é se programar com máxima antecedência possível. Em 2023, a Asserttem (Associação Brasileira do Trabalho Temporário) registrou a abertura de 480 mil vagas temporárias nos setores de Indústria, Serviços e Comércio no final do ano.
Além disso, somente na Black Friday, a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) previu um faturamento de R$ 4,64 bilhões. Por isso, realizar uma pesquisa sobre a previsão de contratações para a demanda complementar e elaborar um cronograma detalhado é o primeiro passo para definir prazos e garantir a sustentabilidade do negócio.
2. Prepare o ambiente de trabalho e as equipes
Garantir a qualidade do trabalho temporário durante períodos sazonais pode ser um desafio, pois as empresas precisam atender às suas necessidades de maneira rápida e precisa. O planejamento também envolve identificar se sua organização está preparada para receber os profissionais temporários com estrutura e segurança necessárias.
Essa dica pode parecer básica, mas a atenção ao ambiente e ao clima organizacional, além de garantir adequação à lei, influenciam na experiência dos colaboradores e no seu comprometimento com as entregas.
3. Garanta a conformidade do processo de contratação
Ter atenção à conformidade legal e saber como contratar trabalhadores temporários pode evitar complicações no longo prazo. Por isso, busque entender se o motivo que justifica a contratação de temporários é adequado, os direitos de profissionais temporários e os critérios para a escolha de um bom fornecedor.
Algumas particularidades desse contrato são:
necessidade específica: substituição de funcionários ou aumento da demanda;
duração limitada de até 180 dias, prorrogáveis por mais 90 dias;
encargos sociais reduzidos;
maior flexibilidade na gestão de pessoal.
4. Escolha um fornecedor especializado
O próximo passo, e talvez o mais importante, é a escolha de uma agência certificada pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), especializada na contratação de profissionais temporários. Essa companhia deve ser capaz de atrair e selecionar talentos qualificados, garantir a conformidade legal e maximizar os resultados da sua empresa, oferecendo soluções personalizadas e alinhadas à cultura do negócio, como:
um banco de dados robusto e proprietário;
dashboards para a tomada de decisões dos gestores. Um dashboard, ou painel de controle, é uma ferramenta que apresenta dados de forma visual e intuitiva, permitindo a análise e monitoramento de métricas e indicadores-chave de desempenho;
gestão integrada e acompanhamento próximo;
equipe dedicada e tecnologias exclusivas para otimizar as contratações.
Como gerenciar uma equipe de funcionários temporários?
1. Onboarding estruturado
Uma empresa prestadora de serviços pode apoiar a companhia tomadora na gestão do profissional dentro da organização. Contudo, é responsabilidade dessa última cuidar de toda a jornada do colaborador temporário.
Nesse sentido, um dos maiores erros na contratação de profissionais para períodos sazonais é negligenciar um bom processo de onboarding. Este é um processo de integração de novos colaboradores em uma empresa, que tem como objetivo ajudar o novo funcionário a se tornar parte da equipe. O termo é em inglês e significa "embarcar" ou "a bordo".
Para garantir a eficiência operacional e a entrega de resultados, é necessário integrar esses talentos para compreensão da estratégia da companhia e familiarização com o ambiente de trabalho.
2. Treinamento específico
Tão importante quanto a integração, os treinamentos são relevantes para que os colaboradores temporários atendam às expectativas do período. Por isso, a empresa contratante deve ficar responsável por treinamento específico e clara comunicação sobre valores, políticas internas e gerenciamento de metas.
3. Gestão de desempenho
A avaliação de desempenho deve ser uma parte integral da rotina das companhias que desejam elevar a qualidade do trabalho temporário para o fim de ano. Nesse contexto, gestores e gestoras da empresa tomadora devem ficar atentos à performance dos funcionários para garantir a produtividade e até mesmo avaliar a viabilidade de uma oferta de trabalho fixo.
Após o Natal de 2023, a Asserttem previu a efetivação de 22% dos funcionários contratados para 2024.
4. Atenção às pessoas contratadas
A atenção dedicada às pessoas contratadas faz toda a diferença na satisfação e na performance geral das equipes temporárias. Isso inclui monitorar a adaptação dos profissionais por meio de feedbacks contínuos e identificar possíveis dificuldades, ajudando a resolver obstáculos brevemente.
Esse cuidado também favorece a experiência relacionada à sua marca em necessidades futuras.
5. Revisão dos processos
O período sazonal pode fornecer informações importantes para a construção de um banco de dados, além de oferecer insights sobre oportunidades e desafios específicos da sua empresa. Por isso, é altamente recomendável revisar o processo, facilitando a tomada de decisões sobre a contratação dessa modalidade de trabalho em outras temporadas.
Fonte: www.gruposelpe.com.br