• Ace
    Blog do Empreendedor

O novo passaporte brasileiro começa a ser emitido nesta terça-feira (3) no Brasil pela Polícia Federal. No exterior, o modelo começará a ser expedido em embaixadas e consulados do Brasil apenas em 2024.

Divulgado em junho do ano passado, o novo passaporte deveria estar disponível desde setembro de 2022, mas, entre os motivos para a demora, segundo a PF, as licitações de insumos e testes técnicos para a nova caderneta alteraram o cronograma.

Agora, finalmente, quem for tirar o passaporte no Brasil já vai recebê-lo em sua nova roupagem. “A nova família de passaportes brasileiros visa a aprimorar e modernizar os elementos de segurança dos documentos de viagem brasileiros”, diz o comunicado do governo.

 

Emissão do Novo Passaporte Brasileiro

O início da emissão do novo modelo está planejado para ocorrer simultaneamente em todo o território nacional, em todos os postos da Polícia Federal.

Já a emissão do novo documento no exterior, em embaixadas e consulados do Brasil, vai acontecer apenas no ano que vem. Vale ressaltar que os passaportes expedidos até hoje no modelo atual continuam válidos até a data de expiração do documento.

Mudanças do novo passaporte

Para a emissão no NPB, os procedimentos serão os mesmos, o valor de R$ 257,25 será mantido para o passaporte comum e o documento continua com o prazo de validade de dez anos, informou o governo.

Os viajantes não são obrigados a solicitar outro passaporte apenas para ter o novo modelo. A troca para o documento atualizado será necessária só depois que o documento vencer.

O que muda?

A capa continua a ter o brasão da República Federativa do Brasil, que substituiu estrelas do Cruzeiro do Sul, mas agora com um novo design com linhas decorativas.
As regiões do Brasil foram homenageadas nas páginas internas, que passaram a ter mais cores e desenhos representando a flora e a fauna dos principais biomas do país;
O documento contará com uma foto em preto-e-branco formada com dados biométricos da pessoa na página de dados pessoais, além da foto colorida tirada na hora de fazer o passaporte;
O novo passaporte tem tecnologia antifraude e informações protegidas por um laminado de segurança.

O documento havia passado pela última grande atualização em 2015, quando começou a ser chamado de passaporte eletrônico e passou a ter um chip, além de dobrar o prazo de validade para 10 anos.


Fonte: www.melhoresdestinos.com.br