• Ace
    Blog do Empreendedor

Black Friday e final de ano. As duas datas comerciais estão bastante conectadas no planejamento de compras do consumidor brasileiro. Portanto, o comércio precisa de uma estratégia integrada para aproveitar as vendas de fim de ano.

Mas você já deve estar por dentro da importância do marketing digital, da presença nas redes sociais e do uso de promoções e ofertas para atrair o consumidor. Então, vamos focar em cinco dicas diferentes para vender mais na Black Friday e no Natal. Acompanhe!

Cinco dicas para as vendas de final de ano no comércio

1) Faça treinamento de vendas também com os temporários

Reforçar a equipe de vendas não se trata apenas de aumentar o quadro de colaboradores. É também fornecer as condições para que eles possam atingir os objetivos do negócio, incluindo aí a necessidade de realizar treinamentos com toda a equipe.

Afinal, o consumidor não distingue na hora da compra quem é efetivo de quem é temporário. Porém, uma única experiência ruim com a loja é capaz de afastar um terço dos clientes.

2) Atente-se aos meios de pagamento preferidos pelo consumidor

As condições de pagamento são um dos grandes atrativos para o público. Elas podem aumentar ou reduzir a adesão do consumidor à loja.

Diante disso, vale ficar de olho nos meios de pagamento que estão em alta no momento. Assim, você pode investir sua estratégia comercial e de comunicação nos pontos mais adequados.

3) Planeje o Natal como uma continuidade da Black Friday

Dada a proximidade dessas duas datas comerciais, tal prática tem sido cada vez mais comum. Portanto, as marcas precisam pensar além da repetição de estratégias e focar numa ação continuada de engajamento com o consumidor.

Isso envolve diferentes ações de remarketing, segmentação de ofertas baseada nas compras anteriores e também programas de fidelidade para estimular novas compras. Nesse caso, o cashback é um dos benefícios mais procurados pelo consumidor na hora de decidir onde comprar.

4) Invista em segurança para as compras on-line

É evidente a importância de investir em segurança digital. Mas ela tem dois lados: o do negócio para evitar prejuízos com fraudes; e o do consumidor para que ele se sinta seguro de informar seus dados para pagamento.

Então, além de anunciar sua loja virtual, é preciso comunicar por que ela é confiável. Tenha um certificado digital de segurança no site, deixe sua política de troca e formas de pagamento bastante visíveis e ofereça opções de contato rápido para o consumidor tirar dúvidas. Outra informação interessante para o público são as avaliações e comentários de clientes.

5) Desperte o desejo do consumidor pela televisão

Anunciar na televisão é capaz de contribuir de diferentes formas com o funil de vendas. Entretanto, quando falamos das vendas de final de ano, o foco está principalmente em atrair o maior público possível.

Já falamos aqui sobre como a televisão ajuda a vender mais. Isso está relacionado ao impacto diferenciado que a comunicação na TV causa no consumidor. Uma pesquisa realizada no Reino Unido mostra, por exemplo, que o fato de a marca estar na TV é o suficiente para que os telespectadores a perceberem como bastante desejada, fazendo eles próprios a desejarem.

A estratégia é ainda melhor quando integrada ao marketing multicanal. Anúncios em rádio, jornal e internet contribuem para aumentar a lembrança da marca e alcançar o público em diferentes momentos do dia.


Fonte: www.negociossc.com.br