Quem precisa dar entrada em um benefício por incapacidade temporária (antigo auxílio-doença) junto ao Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) pode se dirigir a uma das 2.681 agências dos Correios em todo país e fazer o requerimento de maneira gratuita usando o sistema de análise documental Atestmed.
Como funciona?
Os segurados podem fazer o requerimento do Atestmed diretamente nas agências dos Correios, onde o funcionário vai digitalizar a documentação e inserir diretamente no sistema do INSS.
O benefício por incapacidade temporária por até 180 dias de afastamento tende a ser concedido de forma mais rápida, sem passar pela perícia médica, até para quem já tem uma perícia marcada. Porém, é preciso apresentar a documentação médica ou odontológica física ou eletrônica, legível e sem rasuras, contendo, obrigatoriamente:
Nome completo;
Data de emissão do(s) documento(s) médico(s) ou odontológico(s), que não poderá ser superior a 90 dias da data de entrada do requerimento;
Diagnóstico por extenso ou código da Classificação Internacional de Doenças (CID);
Assinatura do profissional emitente, que poderá ser eletrônica e passível de validação;
Identificação do profissional emitente, com nome e registro no Conselho de Classe (Conselho Regional de Medicina ou Conselho Regional de Odontologia), no Ministério da Saúde (Registro do Ministério da Saúde), ou carimbo, legíveis;
Data de início do repouso ou de afastamento das atividades habituais;
prazo estimado necessário, preferencialmente em dias.
Outro caminho possível é ligar para a Central 135 e iniciar o requerimento, deixando para finalizar a solicitação nos Correios. Neste caso será dado um prazo de cinco dias para que a pessoa apresente a documentação exigida.
A parceria visa dar mais agilidade às concessões de auxílio-doença e a expectativa é que cerca de cinco milhões de atendimentos sejam realizados por mês. Com isso, o INSS espera chegar a mais de 100 milhões de atendimentos mensais em todos os seus canais: Central 135, plataforma Meu INSS, agora com os Correios.
O serviço está disponível em 2,6 mil agências próprias dos Correios em todo país.
Fonte: www.valorinveste.globo.com